
Actores: Monica Bellucci, Giuseppe Sulfaro
Ano:2000
Uma interessante obra de Giuseppe Tornatore, autor de "Cinema Paraíso" que me agrada pela presença de Monica Belucci e por ter como contexto a Itália na 2ª Grande Guerra.
Historicamente o filme é bastante interessante por focar as várias fases vividas pela Itália na 2ª Guerra Mundial. Desde a entrada no conflito e da adoração a Mussolini, passando pela decadência e ocupação alemã até à libertação pelos Aliados. Isto sempre perspectivado a partir de uma pequena terra da Sicília.
A bela Malèna sofre uma evolução paralela. Nova na localidade vê o seu marido partir para a guerra e passa a ser o desejo de muitos. Fruto da necessidade, acaba por se tornar objecto de diversão dos ocupantes alemães e na altura da chegada dos Aliados é vista como traidora e prostituta pelos seus conterrâneos.
A par disto, o outro protagonista, o jovem Renato, um menino de 12 anos, desenvolve uma fixação por esta singular mulher da sua terra, que se traduz num romântico voyeurismo e amor silencioso durante os anos seguintes.
Bellucci pouco fala durante o filme. O autor fá-la antes posar e desfilar para deleite dos olhos do pequeno Renato, ou seja, dos nossos.
15 valores de uma escala de 0 a 20.
Um comentário:
Foi o primeiro filme que vi com a Bellucci e realmente ela quase não fala, nem necessita! Gostava de o rever novamente.
Postar um comentário