domingo, 6 de janeiro de 2008

2 Dias em Paris

Realizador: Julie Delpy
Actores: Julie Delpy; Adam Goldberg

Antes de mais gostaria de congratular os promotores desta ideia. É a primeira vez que participo num blog e será com enorme prazer que me junto a este grupo de críticos e amantes de cinema.

Mal vi este filme na prateleira dos “Brevemente” do clube de vídeo, fiquei logo com a pulga atrás da orelha para o ver. Várias razões me prenderam a atenção, sendo que a principal foi o filme ser realizado e protagonizado por Julie Delpy. O filme “2 Dias em Paris” é uma comédia romântica com algum drama à mistura, que nos mostra Marion (Julie Delpy) e o seu namorado Jack (Adam Goldberg) de férias na cidade berço de Marion – Paris. Marion (fotógrafa) é francesa, mas vive com Jack (designer de interiores) em Nova Iorque. Julie interpreta uma personagem neurótica, perversa, mentirosa e irreverente. Por sua vez, Jack é completamente neurótico, medroso, hipocondríaco e muito inseguro. Ambos passam por uma fase difícil na sua relação amorosa e as férias em Paris não trazem boas notícias, pois Jack descobre uma série de acontecimentos que Marion lhe ocultou. Diálogos abundantes, divertidos e com bastante sentido crítico no que diz respeito à cultura francesa – a mentalidade francesa (boémia) e os comportamentos dos taxistas franceses (racismo, xenofobia, etc.) – e por outro lado a mentalidade americana – a fobia ao terrorismo.

Esta primeira longa-metragem realizada por Julie Delpy cola-se imenso ao estilo Richard Linklater – Julie foi protagonista de “Before Sunrise” e “Before Sunset” deste realizador – apesar deste filme ter um tom mais irreverente.

Recomendo vivamente! De 0-20, daria 15.

3 comentários:

Sara Tavares disse...

Quando comecei a ver o filme não consegui deixar de o ligar ao "Antes de Amanhecer" e "Antes do Anoitecer", no entanto, passados alguns minutos de visionamento, deparei-me com um registo linguístico mais arrojado e divertido!
Não daria 15, mas um bom 13!

Eusébio Pinto disse...

Gostei,conseguiu arrancar-me algumas gargalhadas sentidas. Aconselho a quem goste de comédias ligeiras, mas com uma certa qualidade.
13!

Simão Oliveira disse...

Um filme com algum interesse mas que me decepcionou pelo constante "encosto" ao "Antes do Anoitecer" e ao Antes de Amanhecer". Em algumas alturas do filme parecia que estava a ver um dos outros e não um filme novo o que é lamentável.
No entanto, o filme arranca algumas gargalhadas e vê-se bem.
Daria um 12.