segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

CHINEMA’08, FILMES DE PORTUGAL E CHINA EM AVEIRO

Sob o lema “Uma janela para o novo cinema Portugal / China”, o Teatro Aveirense vai exibir filmes da China e de Portugal nas noites de terça-feira.

Na abertura deste ciclo de cinema, o realizador Luís Filipe Roca irá apresentar o seu filme “AMOR E DEDINHOS DE PÉ”, um dos poucos filmes portugueses rodados em Macau, que tendo sido um dos grandes sucessos de público, foi protagonizado pelo actor Joaquim de Almeida. A exibição deste filme irá acontecer na terça-feira dia 12 de Fevereiro às 21.30h, trazendo todo o ambiente singular de Macau em tempo de administração portuguesa.
Na tarde da mesma terça-feira dia 12 de Fevereiro, pelas 15h, o cineasta irá orientar um seminário sobre a sua obra cinematográfica no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, aberto ao público.

O Ciclo de Cinema será ainda inaugurado pelas 18.30h no Teatro Aveirense, conjuntamente com a exposição de pintura de Pedro Amaral e com a actuação da pianista chinesa Shao Ling, docente do DeCA da Universidade de Aveiro.

Sobre o Filme de dia 12 - Amor e Dedinhos de Pé
Apostas, noitadas e farra. São essas as ocupações a tempo e inteiro de Francisco Frontaria (Joaquim de Almeida). Jovem de boas famílias, é na alta sociedade macaense do início do século XX que se movimenta, sem grandes preocupações e nenhumas responsabilidades. Famoso pelos dotes de conquistador, o seu talento para o jogo, não passa igualmente despercebido.
Para este “bon vivant” profissional, o trabalho não parece ser opção. É, aliás, uma palavra que raramente lhe sai da boca, a não ser quando se torna necessário convencer a sua abastada tia a “emprestar-lhe” dinheiro, a pretexto de um qualquer “negócio da china” e sob promessas constantes de “regeneração”. Líder de um grupo de foliões, vive para aceitar os desafios que aqueles lhe propõem. E uma dessas “demandas” coloca-o frente a frente com Victorina Vidal (Ana Torrent), neta de um médico espanhol especializado em doenças venéreas e a rapariga menos disputada de Macau.

Organizado pela ACCPC – Associação para a Cooperação Cultural Portugal China, Teatro Aveirense, Cineclube de Aveiro e Festival de Cinema AVANCA’08, tem o patrocínio da Fundação Oriente, Fundação Casa de Macau, Universidade de Aveiro e o apoio do DeCA/UA, Câmara Municipal de Aveiro, Fundação João Jacinto de Magalhães e entidades privadas.

Nenhum comentário: