quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

E o vencedor é o... Blu-ray

E ao fim de uma série de anos a batalha HD DVD vs Blu-ray chega ao fim, com a desistência do HD DVD e o baixar de braços da Toshiba.
Segundo a Associated Press, em comunicado, a Toshiba anuncia que vai desistir do formato devido à maioria dos estúdios de cinema ter decidido optar pelo apoio exclusivo do Blu-ray, tendo tido um peso preponderante a decisão da Warner comunicada recentemente.

A Toshiba vinha a lançar uma agressiva campanha de marketing nos últimos tempos, com preços convidativos e com a inclusão de leitores de HD DVD na maioria dos seus portáteis, no entanto não conseguiu convencer os grandes estudios e a batalha ficaou assim perdida. Fontes da marca informaram que a partir de Março todos os portateis e equipamentos da marca deixarão de ser montados com leitores de HD DVD e informam ainda que o lançamento de uma série de filmes previstos não acontecerá já que não faz sentido apostar mais neste formato.
Pelo meio ficam cerca de um milhão de utilizadores já com leitores de HD DVD que por esta hora estarão por certo arrependidos com a sua compra.

O HD DVD é um formato que surgiu como sucessor natural do DVD, com maior capacidade que um disco tradicional e com um custo razoável, já o Blu-ray é uma tecnologia totalmente nova, com ainda maior capacidade de armazenamento de dados e muito eficaz no combate à pirataria, mas no entanto, mais dispendiosa.

Resta saber como reagirá o mercado no médio prazo, todavia, a nível de clubes de vídeo, certamente o formato DVD tradicional ainda reinará por uns bons anos.

Nenhum comentário: