sábado, 16 de fevereiro de 2008

Magnolia

Título Original: Magnolia

Realizador: Paul Thomas Anderson

Actores: Julianne Moore, Tom Cruise, Philip Seymour Hoffman, William H. Macy, Philip Baker Hall, John C.Reilly.

Ano: 1999

Big Earl Partridge (Jason Robards) é um produtor de TV à beira da morte, vítima de cancro. A seu lado estão o dedicado enfermeiro Phill (Philip Seymour Hoffman) e Linda (Julianne Moore), sua esposa. Big Earl quer reencontrar-se com o filho, Frank (Tom Cruise), que não vê há mais de dez anos. Mas Frank parece mais interessado no bizarros seminários e palestras em que explora radicais formas de machismo. Paralelamente, um programa de perguntas e respostas produzido por Earl faz sucesso na TV. O motivo tem sido a participação de um garoto super dotado que é manipulado e explorado pelo seu pai. Jimmy Gator (Philip Baker Hall), o apresentador do programa, por sua vez, também está com cancro e tenta por tudo resolver um problema com a filha Claudia (Melora Walters), viciada em cocaína. Enquanto isso, o falido Donnie Smith (Willian H. Macy) arma um plano para roubar o cofre da empresa onde trabalha. O que isso tem a ver com o resto da história? Acontece que Donnie conseguiu fama e fortuna quando era garoto participando justamente do programa apresentado por Gator.

P.T. Anderson como se pode já ter constado, é possuidor de um enorme talento artístico, característica esta que se pode ver com a maior da clareza nesta obra de arte: "Magnolia". Quem se pode esquecer do final do filme onde uma chuva diluviana arrebata San Fernando Valley, no Magnolia Boulevard !!!!!!!!

Este filme na sua generalidade mostra-nos um realismo absoluto, quase obsessivo de que a existência humana é um conjunto de relações/coincidências verdadeiras ou não, conhecidas ou não, e onde cada um por si próprio traça o seu destino, sem nunca o controlar na sua essência. Depois disto, o final culmina com a tal chuva abstracta, poética! Pode parecer que de pois de uma narrativa tão realista e intensa, esta abstracção possa manchar o filme, mas isso não acontece.

De realçar o sucesso da banda sonora de Aimee Mann, que é nomeada com "Save Me" para o óscar de Melhor Música.

Como este é um dos filmes do meu TOP 5! De 0-20, daria 19.

Nenhum comentário: