
Realizador: Terrence Malick
Actores: James Caviezel, John Cusack, Ben Chaplin, Sean Penn, Adrien Brody, Jared Leto, Elias Koteas...
Ano: 1998
A Barreira Invisível é um filme baseado num romance de James Jones que tem como cenário a Batalha de Guadacanal, no Pacífico Sul, durante a Segunda Grande Guerra.
Apesar do grande fascínio que tenho por esta temátca, a obra em causa atrai-me sobretudo pela sua capacidade de nos suscitar interrogações sobre a natureza humana enquanto explora os nossos sentimentos inebriados pela poesia das imagens e pelo intenso texto.
O porquê da violência, da guerra, a imperiosa necessidade de sobrevivência e a busca pela felicidade são, entre outras, algumas das questões apresentadas por Malick através das vivências e pensamentos de um grupo de militares americanos, a quem compete conquistar pontos estratégicos da ilha de modo a destruir a ameaça da ocupante força japonesa.
Na minha opinião, o que mais ilustra o espírito deste filme é o contraste vivido pelo soldado Witt (James Caviezel). No início do filme dá-se a conhecer como um desertor que vive num paraíso de serenidade e cor no entre os nativos e que, depois de capturado pelo seus, vem a deparar-se no seio de um conturbado cenário de violência e morte promovido pelos ditos civilizados.
Esteticamente o filme é fantástico e conta com um leque de actores que é um autêntico best off de Hollywood.
É seguramente uma das melhores obras que já contemplei. No meu ranking está a par de Pulp Fiction ou de Dr. Strangelove daí os meus 20 valores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário