terça-feira, 15 de abril de 2008

Peões em Jogo

Título Original: Lions for Lambs
Realizador: Robert Redford
Actores: Robert Redford; Meryl Streep; Tom Cruise; Michael Peña; Andrew Garfield.
Ano: 2007



Congressista, o senador Jasper Irving (Tom Cruise) está prestes a fornecer a uma reputada jornalista (Meryl Streep) uma notícia explosiva acerca de uma nova estratégia de intevenção militar no Afeganistão. Numa universidade da costa oeste, um professor catedrático, Dr. Malley (Robert Redford), confronta um estudante (Andrew Garfield), que é excelente aluno mas muito desinteressado, em perigo de nunca atingir o seu potencial.
Entretanto, do outro lado do globo, no calor da batalha no Afeganistão, dois antigos estudantes da mesma Universidade(também alunos do Dr. Malley), Arian (Derek Luke) e Ernest (Michael Peña), põem a nu os debates e argumentos dos mentores e políticos, numa luta extrema pela sua sobrevivência.

Este filme, na minha opinião tenta-nos mostrar 3 segmentos que se acabam por unir numa só ideia. O 1º segmento é político, onde um senador é indiferente às vidas desperdiçadas na Guerra. Este tem como único objectivo utilizar a Guerra para ganhar a confiança popular e de certa forma expressar as suas ambições. O 2º segmento é totalmente militar, isto é, mostra-nos os verdadeiros guerreiros/heróis, peões que se balanceiam entre a vida e a morte. O 3º segmento é mais idealista, onde um professor catedrático com experiência de Guerra tenta mostrar que o caminho certo não é a Guerra mas sim a pacificação.

Retira-se ainda do filme, que em Washington as decisões são tomadas para salvar a reputação e por outro lado as decisões no campo de batalha são tomadas para salvar vidas. É um filme de crítica à administração Bush!

Confesso que o filme ficou longe de me fascinar, pois o assunto em questão começa a ser rotineiro. Penso que o melhor do filme é perceber o que a sociedade culta americana pensa de tudo isto, debatendo e trocando ideias acerca desta Guerra e de toda a sua envolvente.

Sendo um filme de Guerra fica muito longe de outros que já vi, penso ainda que o desempenho dos actores poderia ter sido melhor bem como a realização técnica, isto é, a cena de Guerra é muito fraca!



De 0-20, daria 13.

Nenhum comentário: