terça-feira, 13 de maio de 2008

Gangster Americano

Título Original: American Gangster

Realizador: Ridley Scott

Actores: Denzel Washington; Russell Crowe; Chiwetel Ejiofor; Josh Brolin; Lymari Nadal.

Ano: 2007

Baseado numa história real, "Gangster Americano" é um filme que respira adrenalina.
Frank Lucas ( Denzel Washington) é motorista de um dos maiores criminosos do Harlem e fiel seguidor dos seus princípios e ideias. Mas quando menos se esperava dá-se a morte do seu líder. Com isto, Frank Lucas vê uma oportunidade de ocupar o seu espaço no crime organizado, criando apartir deste momento o seu próprio império. A forma como se segura no poder é extraordinária, pois com uma conduta ética perfeita (inicialmente) e uma visão do negócio inovadora, Frank coloca no mercado estupefacientes com um grau de pureza de 100% a um preço melhor que a concorrência. Portanto, com uma postura de mercado deste tipo coloca risco o factor de sucesso dos outros traficantes de droga, levando-os ao insucesso e criando assim vários inimigos.

Para completar este círculo emocionante, temos Richie Roberts (Russel Crowe) um polícia com uma conduta ética rigorosa à semelhança de Frank Lucas. Richie nota que o tráfico de droga está a aumentar e que as condicionantes de mercado estão alteradas, desconfiando assim que alguém entrou em cena. Richie e Frank, duas personagens ligadas de forma oposta acabam por se encontrar no final de forma surpreendente.

Penso que é um filme sólido, que se vê bem e onde os personagens fazem um trabalho muito sério. Mas com isto não significa que seja uma obra prima e justifica-se por variadas razões. Ou seja, temos outras obras cinematográficas que deixam este filme longe da perfeição, estou pois a falar da saga "O Padrinho" de Francis Ford Copolla e também "Scarface" de Brian de Palma. Penso que apesar da diferença de géneros está longe de "Gladiador" e de "Hannibal", filmes que aconselho a ver.

Nota muito positiva para Denzel Washington, que interpreta de forma perfeita esta personagem, lembrando-me algumas vezes com os seus ataques de fúria, Tony Montana (Al Pacino em "Scarface").

De 0-20, daria 16.

Nenhum comentário: